Romaria de São Bartolomeu 2013

19 a 24 de Agosto: Festas do Concelho - Romaria de S. Bartolomeu

 
 

Cortejo Histórico noturno no âmbito da comemoração dos 500 anos do Foral Terra da Nóbrega é a novidade deste ano

Como já é tradição, vão decorrer em Ponte da Barca, de 19 a 24 de Agosto, as Festas do Concelho – Romaria de S. Bartolomeu, que corporiza as tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a gastronomia, o fol...clore, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho, entre muitas outras atividades. O Cortejo Histórico noturno no âmbito da comemoração dos 500 anos do foral de Ponte da Barca é a novidade deste ano, a decorrer no dia 21 de Agosto, a partir das 21h30.

O primeiro dia é marcado pelo já tradicional Festival de Folclore Terras da Nóbrega, às 21h30, na Praça Terras da Nóbrega, no qual atuam sete grupos folclóricos do concelho. As animações folclóricas estendem-se por todos os dias da romaria, com a participação de 20 grupos folclóricos, nacionais e estrangeiros. O segundo dia integra o Concurso de Melão Casca de Carvalho, à 21h30, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e a festa da Rádio Barca, na Praça da República. Augusto Canário é o artista convidado para a edição deste ano, e atua no dia 21, a partir das 23h00, na Praça Terras da Nóbrega.
No dia 22 destacam-se os Cantares ao Desafio, às 22h00, na Praça da República, com alguns dos mais sonantes “Cantadores” de Ponte da Barca e de outras localidades, seguido do espetáculo musical de Zezé Fernandes.
“A Romaria do S. Bartolomeu de Ponte da Barca é a mais genuína das romarias do Alto Minho e um dos maiores cartões de visita do concelho que atrai todos os anos milhares de pessoas” refere Vassalo Abreu, autarca de Ponte da Barca. O edil recorda, ainda, que este ano “para além das rusgas, que são sempre o momento alto desta romaria, destacamos o cortejo histórico na noite de 21 de Agosto, a propósito dos 500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”.

Tradicionais rusgas desfilam a 23 de Agosto

A noite de 23 é o momento alto dos festejos, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua, com uma passagem pelo palco instalado na Praça da República. Durante a tarde deste dia, terá lugar o cortejo etnográfico, a partir das 17h00.
O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque (18h00), com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos. A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do fogo de artificio.

Noite de Fado, Concurso Pecuário do gado de raça barrosã e cachena e espetáculo de música de Maria Celeste e Banda no fim-de-semana que antecede a Romaria

O fim-de-semana que antecede a Romaria de S. Bartolomeu conta já com inúmeras atividades. A Feira das Tasquinhas (Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais), vai ser palco já no Sábado, de uma Noite de Fado com Joaquim Macedo e Cátia Oliveira, e no Domingo, do espetáculo de música de Maria Celeste e Banda, ambos a partir das 21h30.
A partir das 15h30 de Domingo, na Praça Terras da Nóbrega, realiza-se o Concurso Pecuário do gado de raça barrosã e cachena, e durante toda a tarde (14h às 20h), na Praça da República, decorre a emissão em direto do programa Somos Portugal da estação de televisão TVI, com diversas reportagens, entrevistas e momentos musicais com conceituados artistas.
Não vão faltar motivos para escolher Ponte da Barca como destino e juntar-se aos festejos da romaria Rainha de todo o Alto Minho.
 
- Município de Ponte da Barca -

Sem comentários:

Enviar um comentário